Questão 1.
Erik Homburger Erikson nasceu em Frankfurt – Alemanha, em 15 de Junho de 1902, iniciou a sua vida como artista plástico, em 1927 depois de estudar arte e de viajar pela Europa, passou a leccionar em Viena convidado por Anna Freud, filha de Sigmund Freud e sobre a sua orientação Erikson submeteu-se á psicanálise e tornou-se assim psicanalista.
Na década de 1930 viveu numa reserva dos índios Sioux, adquiriu assim uma perspectiva social marcante, passando assim a fazer investigações com os índios. Foi confrontado com o sentimento de desenraizamento e de ruptura entre a história do povo índio e a cultura americana.
Em 1933 emigrou para os Estados Unidos e naturalizou-se americano, deu aulas nas universidades de Harvard, Berkeley e Yale e em 1936 mudou-se para um centro de estudos de relações humanas onde aprofundou os estudos na influência de factores culturais bem como no desenvolvimento psicológico e com base nesse estudo formulou a teoria segundo a qual as sociedades criam mecanismos institucionais que propiciam e enquadram o desenvolvimento da personalidade e que as soluções específicas variam de cultura para cultura. Em 1940 Erikson concebeu o modelo que expôs em “Infância e sociedade”, em 1950 publicou livros sobre Martinho Lutero, Ghandi e Hitler e escreveu ensaios que relaciona a psicanálise com a história, politica, filosofia e teologia, tais como “A história da vida e o momento histórico” (1975).
Erikson foi um dos psiquiatras responsáveis pela Teoria do Desenvolvimento Psicossocial na Psicologia e um dos teóricos da Psicologia do Desenvolvimento, a Erikson se deve a expressão “crise na adolescência” e criador da expressão “crise de identidade”.
Segundo a teoria do desenvolvimento Psicossocial de Erikson , o desenvolvimento psicológico ocorre através de estádios e fases, e segundo Erikson é significante a interacção da pessoa com o meio que a rodeia, para Erikson o desenvolvimento acontece ao longo da vida por estádios sequenciais, em cada estádio o ser humano depara-se com tarefas e conflitos para resolver, estes conflitos são resultantes da interacção entre as necessidades psicológicas do indivíduo e as pressões sociais sofridas. O conflito consiste assim, numa polaridade emocional que tem uma vertente positiva e uma negativa.
A resolução adequada de um conflito em cada estádio, onde predomine a vertente positiva, está directamente ligado à existência de um desenvolvimento equilibrado e bem sucedido, ou seja, o resolver positivamente cada crise é um factor decisivo para a constituição de uma personalidade bem adaptada e capaz de equilibradamente enfrentar desafios e problemas.
Erikson dividiu o desenvolvimento em oito estádios a que chamou “ idades da vida”:
· 1ª Idade – Bebé (0-18 meses) – Confiança básica versus Desconfiança
· 2ª Idade – Criança de tenra idade (18 meses-3 anos) – Autonomia versus Vergonha
· 3ª Idade – Criança em idade pré-escolar (3-6 anos) – Iniciativa versus Culpa
· 4ª Idade - Criança em idade escolar (6-12 anos) – Industria versus Inferioridade
· 5ª Idade – Adolescência (12-18 anos) – Identidade versus Difusão ou Confusão de Papéis
· 6º Idade – Jovem Adulto (18-35 anos) – Intimidade versus Isolamento
· 7ª Idade – Meia-idade (35-60 anos) – Generatividade versus Estagnação
· 8ª Idade – Terceira Idade (mais de 60 anos) – Integridade versus Desespero
Segundo Erikson cada um destes oito estádios contêm uma crise na personalidade envolvendo assim um conflito importante e diferente. A cada crise, a personalidade vai-se reestruturando e reformulando de acordo com as experiencias vividas, enquanto que o ego vai-se adaptando a seus sucessos e fracassos.
Constatamos então que a teoria de Erikson sobre o desenvolvimento psicossocial traça o desenvolvimento da personalidade durante o ciclo vital do ser humano.
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